UA-140121665-1
Facebook
Facebook
Home » Branded Content » Mostre as pessoas que estão por trás da sua marca

Mostre as pessoas que estão por trás da sua marca

Sempre que conversamos com empresas interessadas em investir em comunicação, destacamos uma questão essencial que muita gente ignora: a importância de mostrar as pessoas que estão por trás da marca. Mas por quê? Não basta mostrar que a empresa oferece um ótimo serviço, excelentes produtos e uma marca forte? A resposta é simples e direta: não.

Experimente contar quantas marcas você vê em poucos minutos de navegação na internet e nas redes sociais. Dezenas, centenas… Mas quem faz essas marcas existirem, terem sentido, criarem uma experiência única para seus clientes? A grande maioria está escondida sob descrições genéricas como diretoria ou colaboradores. Isso faz com que a marca se torne mais uma em meio a inúmeros logotipos e marcas de tamanhos e cores diferentes, todas gritando ao mesmo tempo: “compre”, “peça aqui”, “olhe nosso produto”. O consumidor, hoje, espera algo mais. Quer ser ouvido e cativado.

A comunicação há muito deixou de ser unilateral, numa relação emissor-receptor. Tornou-se um diálogo, um processo de construção de narrativas nas quais devem existir personagens. Grandes marcas, como Natura, Itaú, P&G e Virgin (do britânico Richard Branson, na foto que ilustra esse artigo) sabem disso e usam, com muito sucesso, o storytelling, que nada mais é do que uma maneira de contar uma história de forma relevante, usando recursos de audiovisual e um roteiro que despertem emoção, cativem e crie identificação com seu público.

Para conquistar essa identificação com mais eficácia, pode-se usar um ou mais personagens reais, que representem a marca e transmitam, acima de tudo, confiança, integridade, honestidade. Seja um funcionário ou o fundador da empresa, é fundamental que haja uma história para contar. Que transporte o espectador para aquela história e para dentro da empresa/marca. Cria-se, assim, um vínculo emocional que permanecerá.

Os exemplos podem ser muitos. Imagine um restaurante divulgando seus produtos, com fotos de belos pratos e imagens das mesas e decoração. Quantas vezes você já viu isso? Incontáveis. Agora imagine o dono do restaurante contando, num vídeo, como o negócio surgiu: as lembranças de infância mostrando a avó cozinhando seu prato preferido, num ambiente familiar e de emoção, que o fez amar a gastronomia e levar adiante o sonho de relembrar dessa avó a cada dia, em seu restaurante. E todos que um dia tiveram uma avó amorosa, entrarão naquele restaurante e lembrarão das imagens vistas no vídeo.

É disso que se trata: não ser apenas uma marca, mas apresentar a razão dessa marca existir.

One Responseso far.

  1. Watch Repair disse:

    I impressed, I need to say. Really not often do I encounter a weblog thateach educative and entertaining, and let me let you know, you will have hit the nail on the head. Your concept is excellent; the difficulty is something that not enough individuals are speaking intelligently about. I am very glad that I stumbled across this in my search for something relating to this.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *