O Instagram anunciou ontem que sua plataforma de negócios atingiu o número de 500 mil anunciantes. A quantidade impressiona se for levado em consideração que esse segmento foi lançado há pouco mais de um ano. Segundo a rede social, que pertence ao Facebook, o número de anunciantes mais do que duplicou.
Esse fato comprova que o Instagram se tornou, definitivamente, uma poderosa ferramenta dentro do plano de comunicação e marketing de empresas. Não apenas pelas características que facilitam o engajamento e conversão, mas, principalmente, pela introdução ferramentas de análise que tornam mais fácil para as marcas para entenderem como e quando atingir seu público com o conteúdo do anúncio.
O anúncio trouxe ainda uma série de estatísticas que mostram a força da plataforma:
– 50% dos usuários do Instagram seguem um negócio, com mais de 60% deles indicando que aprenderam sobre novos produtos ou serviços através da plataforma.
– 75% dos usuários fizeram alguma ação depois de terem sido inspirados por um post (como visitar um site, pesquisar, fazer compras ou comentar com um amigo).
– Os cinco principais países que utilizam anúncios Instagram são os EUA, Brasil, Reino Unido, Austrália e Canadá.
– Desde a abertura de sua plataforma de anúncios para todas as empresas, em setembro passado, mais de 1 bilhão de ações foram tomadas em anúncios Instagram.
– Mais de 1,5 milhão negócios já foram realizados a partir de um perfil de empresa na plataforma.
A partir desses dados, é seguro dizer que a publicidade no Instagram tem sido um sucesso até agora, o que pode torná-lo, num futuro próximo, peça-chave para os negócios do Facebook.
Lembrando que, em junho deste ano, o Instagram atingiu 500 milhões de usuários e, em seguida, lançou o Stories, recurso que permite o compartilhamento de histórias por meio de fotos e vídeos – o que rendeu uma enxurrada de críticas por plágio ao Snapchat. Isso não deve ter abalado o Instagram, já que mais de 100 milhões de usuários têm compartilhado suas histórias todos os dias.
Depois de tudo isso, não surpreenderia se o Instagram trouxer mais novidades até o fim do ano. E quem ficar fora dessa, corre sério risco de perder mais que o bonde, mas o trem-bala da história.