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Comunicação é investimento

Quem trabalha com comunicação corporativa certamente já ouviu de executivos, numa reunião ou conversa, a malfadada expressão “gasto com comunicação”. Nesse momento, é fundamental respirar fundo e emendar, sem deixar bola cair: “não é gasto, é investimento”.

Quem trabalha com comunicação corporativa certamente já ouviu de executivos, numa reunião ou conversa, a malfadada expressão “gasto com comunicação”. Nesse momento, é fundamental respirar fundo e emendar, sem deixar bola cair: “não é gasto, é investimento”.

E é exatamente isso. No mundo corporativo, é ponto pacífico que em qualquer empresa, independentemente do porte, não há plano de negócios ou estratégia que se sustente sem incluir ações de comunicação. É simples entender o motivo. Um negócio é feito por e para pessoas, e a empresa precisa trocar mensagens sobre o negócio com essas pessoas – os chamados steakholders: clientes, funcionários, fornecedores, imprensa, poder público, etc. Para tanto, é imprescindível relacionar-se e comunicar-se.

Aí muita gente pensa: “É simples, coloco um anúncio no jornal, crio uma fanpage no Facebook e um perfil no Instagram e todo mundo me vê”. Esse raciocínio é certamente o que mais se aproxima da visão estreita daqueles executivos já citados. Ou seja, você fala para uma multidão e poucos o ouvirão. Dinheiro no ralo.

Para despertar a atenção e engajar essa multidão, é necessária uma Comunicação Integrada, que só se torna eficaz unindo planejamento e objetivos bem definidos: quem você quer atingir? Quando? Onde? Como? Por que? Um bom profissional de comunicação pode ajudar a responder essas questões por meio de estratégias que definam a melhor forma de transmitir a mensagem a partir de um mix de ações utilizando redes sociais, assessoria de imprensa, comunicação interna, branded content, marketing de relacionamento, e-mail marketing, entre outros canais e ferramentas.

Elaborar um planejamento de Comunicação Integrada requer estudo, observação, diálogo, definição de metas e utilização de métricas. Conhecimento técnico, enfim. Isso certamente trará ganhos para o negócio: mais reputação, melhor imagem, mais engajamento, maior vantagem competitiva, mais relacionamento, mais clientes e, acima de tudo, resultados financeiros.

Portanto, tudo o que todos buscam ao fazer um investimento: retorno.

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