Foi-se o tempo em que estar ou não nas redes sociais era uma opção estratégica para as empresas. Hoje, é uma questão de sobrevivência num mercado cada vez mais competitivo, que disputa a atenção de um público que cresce sem parar. Afinal, a população mundial da internet atingiu mais de 3,4 bilhões de pessoas em 2016. Um plano de comunicação que despreze esse número só terá um resultado: fracasso.
O Instagram pode ser considerado um exemplo dessa (r)evolução. Quando foi lançado, era nada mais que um aplicativo de compartilhamento de fotos com filtros bacanas. Ainda é, mas tornou-se uma poderosa ferramenta para impulsionar negócios. Através dele é possível criar posts patrocinados, segmentar o seu público alvo, mostrar bastidores, vídeos e fotos de lançamentos, promover concursos e uma infinidades de outras estratégias, aproximando, assim, a marca de seu público de maneira bem descontraída.
Para quem ainda hesita, o melhor argumento são números. Atualmente, o Instagram possui mais de 400 milhões de usuários, atrás apenas do Facebook. Desse total, 2,4 milhões de pessoas curtem fotos a cada minuto, segundo a pesquisa Data Never Sleeps, divulgada este ano. No Brasil, são 16 milhões de pessoas postando, curtindo e compartilhando conteúdo nessa enorme rede. E, de acordo com a própria plataforma Instagram para Negócios, são 575 curtidas e 81 comentários dos brasileiros, por segundo.
Grandes marcas como Nike, Starbucks, Victoria Secret’s, Redbull e General Electric, que já possuem milhões de seguidores, são exemplos de como criar engajamento e fidelizar cada vez mais seus seguidores.
Mas mesmo com tudo isso, deve-se lembrar, que como qualquer outra plataforma, o Instagram pode, de uma hora para outra, deixar de existir, como aconteceu com o Orkut. Por isso, deve ser utilizado de maneira complementar à sua estratégia de marketing digital.
Abaixo cinco dicas para usar no Instagram da sua empresa:
1) Use boas imagens – A foto é o carro-chefe deste aplicativo. Imagens com pouca qualidade não recebem atenção e, portanto, não criam engajamento.
2) Nunca publique sem utilizar hashtags – Sem as palavras-chave o seu post não alcança o seu público alvo, somente as pessoas que já te seguem.
3) Ofereça conteúdo de qualidade – Prepare uma descrição interessante, com informação relevante. Compartilhar conhecimento é sempre valorizado.
4) Faça vídeos! – Os maiores índices de engajamento no Instagram são provocados por vídeos.
5) Seja visto – De nada adianta oferecer um ótimo serviço ou ter o melhor produto, sem mostrar isso. Faça posts diários!
Dica bônus: o Instagram possui um blog direcionado às empresas. Nele, você encontrará tendências para marcas e possíveis mudanças no uso do aplicativo. É importante manter-se atualizado nas redes sociais! Se você não estiver, seu concorrente provavelmente estará.