Home » Assessoria de Imprensa » Restaurante sem assessoria de imprensa pode ser o começo do fim

Restaurante sem assessoria de imprensa pode ser o começo do fim

Certamente você já deve ter aberto um jornal, revista ou site e visto uma reportagem sobre alguns restaurantes da cidade que têm as melhores receitas de frutos do mar, mostrando belas fotos e pratos e entrevistas com os proprietários ou chefs de cozinha descrevendo as delícias que oferecem na casa. Dali por diante, muitos leitores correm para experimentar e conhecer o local. E, caso gostem, começa o burburinho que faz o restaurante se tornar um sucesso.

Mas aquela reportagem não apareceu no jornal por acaso, por meio da chamada mídia espontânea. Foi, provavelmente, resultado de um trabalho proativo de assessoria de imprensa. Poucos setores beneficiam-se tanto desse serviço de comunicação como o gastronômico, seja um restaurante, um bar ou uma delicatessen. E, normalmente, um empresário desse setor que não tem assessoria descobre isso da pior maneira: vendo seu restaurante vazio, enquanto no vizinho há fila de espera.

Mas por que assessoria de imprensa pode ser decisiva para seu negócio? Simples. Em qualquer ranking de instituições com mais credibilidade do país, a imprensa permanece entre as três primeiras. Numa delas, realizada em 2015 pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), quase 60% das pessoas entrevistadas afirmaram que confiam nas informações que recebem pela imprensa. Não é pouco.

A imprensa ainda exerce um papel importante de legitimadora de informações e formadora de opinião. Desde sempre, fortalece ou destrói reputações. Cria senso comum. Em suma: influencia as pessoas. Principalmente quem não têm opinião formada sobre um assunto. Quem nunca ficou em dúvida sobre qual restaurante ou bar ir no fim de semana? E, nesse momento, aquela matéria publicada após a sugestão de pauta do assessor de imprensa do restaurante, sobre a nova receita de Lagostim à Sauvignon Blanc ou do Risoto de Shitake com Gorgonzola será o fiel da balança.

Contudo, para obter bons resultados como esse não basta enviar um e-mail para o jornalista. O trabalho de assessoria de imprensa vai muito além desse simples contato. É importante que o profissional tenha experiência na área, conheça bem as engrenagens da imprensa, tenha bom trânsito nas redações e conheça o perfil dos jornalistas para os quais enviará as informações.

E, o mais importante: o assessor deve saber quais informações são realmente relevantes para o veículo e se encaixam perfeitamente na pauta trabalhada pelo repórter. E isso está longe de ser a regra, acredite. Um jornalista recebe dezenas de e-mails de assessorias todos os dias, sobre os mais variados assuntos. Geralmente, 95% vão para a lixeira. Se não quiser que sua mensagem vá junto, é simples: ofereça conteúdo relevante e tenha ao lado um assessor de imprensa experiente.

Se você reunir tudo isso, tenha certeza de que o investimento em assessoria de imprensa será o melhor custo-benefício dentre as estratégias de comunicação para seu negócio.